fbpx

Tatuagem na modernidade

Tatuagem na modernidade

A tatuagem na era moderna:

A arte da tatuagem pode ser rastreada há mais de 5 mil anos até um humano naturalmente mumificado chamado Ötzi, cujas 61 marcações incisas a carvão são consideradas as tatuagens mais antigas do mundo. A prática de pintar a pele de alguém tem uma história complexa e, como outras formas de arte, seu próprio conjunto de tradições culturais e efêmeras, incluindo ferramentas antigas, pinturas históricas e fotografias etnográficas e, mais recentemente, ilustrações de designs – chamadas de “flash sheets” (catálogos com desenhos ou imagens) – por famosos artistas vivos.

O Museu Daredevil, na cidade de Nova York, e o Museu e Studio Lyle Tuttle Tattoo, de São Francisco, – batizado em homenagem ao lendário tatuador e favorito das celebridades, que em sua época tatuou em famosos como Cher e Janis Joplin – são apenas alguns exemplos.

O tatuador holandês Henk Schiffmacher, cujos clientes anteriores incluem Lady Gaga, Kurt Cobain e Keith Haring, disse recentemente em uma entrevista que a internet criou um novo público para a tatuagem.“

Observa-se que a história da tatuagem moderna é muito recente. Segundo explica Toni Marques, em seu livro “O Brasil tatuado e outros mundos”, a primeira convenção internacional de tatuagem aconteceu em 1976, no Texas. Com o sucesso da primeira edição, mais uma aconteceu no ano seguinte no Estado de Nevada. A partir dali as referências não pararam de crescer e a criação não teve mais barreiras. Buscou-se inspiração desde Michelangelo, Da Vinci, Van Gogh, Mondrian, Miró e Picasso até no cinema, nos quadrinhos, desenhos animados e cultura Pop em geral.

A tatuagem e a popularidade:

Com a sofisticação e popularidade em alta, as tattoos se espalharam pelos museus em San Francisco e Amsterdam. Muitas exposições importantes como a começara a acontecer, como: do Museum of Folk Art de Nova York em 1972 , com o objetivo de libertar a tatuagem de seu estigma underground. Outra exposição importante foi a “Tatouages” de 1977, que aconteceu no Centro Georges Pompidou em Paris.

Isso repercutiu na imprensa internacional, o que comprovava o crédito conquistado pela alta cultura. Com a evolução das técnicas e tecnologia abriu-se caminho para uma nova revolução, libertando a tatuagem cada vez mais dos costumes antigos e expandindo sua cultura por todos os cantos.

Frase de Henk Schiffmacher

“Todo mundo de repente quer fazer um pequeno museu […] ou está mergulhando na história da tatuagem”, disse Schiffmacher, cuja coleção pessoal de cerca de 40 mil objetos e obras de arte relacionadas a tatuagens, uma das maiores do mundo, é destaque no novo livro “Tatoo. 1730-1970. Coleção particular de Henk Schiffmacher”.

História de Don Ed Hardy:

Don Ed Hardy é até os dias de hoje, considerado um dos maiores promotores culturais da tatuagem contemporânea. Nasceu na Califórnia 124 em 1945, e passou a infância determinado a se tornar tatuador.

Iniciou na vida artística nos anos 80 fazendo desenhos, pinturas, gravuras e porcelanas. Continua participando de inúmeras exposições até os dias de hoje. Seu trabalho se popularizou tanto que saiu das galerias e virou marca para roupas e grife de estilistas famosos.

É uma sorte ser capaz de manobrar nessa esfera, e eu tenho mantido o objetivo nessa área, tentando ativar as coisas. Tatuagem é o meio que me permitiu fazer isso.” (http://www.hardymarks.com) Para ele, é absurda a ideia de que a arte da tatuagem se limite apenas a fins estéticos. O mundo da tattoo se expandiu para uma forma visual inimaginável espalhando-se por todos os lugares. Hoje Ed Hardy parou de tatuar e se dedica exclusivamente às Artes Plásticas.

Frase de Don Ed Hardy

It takes us beyond ourselves and our conscious intentions and moves into the realm of what you could call art. It ‘s fortunate to be able to maneuver in that realm, and I’ve kept aiming at that, trying to activate things. Tattooing is the medium that allowed me to do that. – Ed Hardy

Isso nos leva além de nós mesmos e de nossas intenções conscientes e nos move para o reino do que você poderia chamar de arte. É uma sorte poder manobrar nesse reino, e continuo mirando nisso, tentando ativar as coisas. A tatuagem é o meio que me permitiu fazer isso. – Ed Hardy

Compartilhe:

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT